Employee Assistance Program

Soluções de apoio e aconselhamento que garantem a recuperação e melhoria da organização e dos seus colaboradores.

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Consequências de um Incidente Crítico-IC
As reações de stress físico e emocional são normais após o acontecimento crítico e tendem a diminuir ao longo do tempo.

No entanto, por vezes, reações mais intensas e prolongadas podem ocorrer com consequências gravíssimas para o bem estar
dos colaboradores, clientes e respetivas famílias, bem como, para a organização ou grupo de trabalho.
    
A vivência de um Incidente Crítico mais severo poderá manifestar-se no colaborador através de:

» Incapacidade de regressar às instalações da empresa;
» Depressão, cansaço e desgaste;
» Perturbações de sono, pesadelos e flashbacks;
» Dificuldades de concentração e atenção nas atividades profissionais e pessoais;
» Ansiedade e angústia no regresso às atividades do dia-a-dia;
» Perturbações alimentares;
» Sentimentos de culpa ou raiva;
» Exagerado consumo de medicamentos, álcool e drogas;
» Insuficiente produtividade pessoal, com reflexos ao nível da equipa e da empresa;
» Adiamento e dificuldades na tomada de decisão;

Os incidentes críticos assemelham-se a uma onda de choque, que tem origem no ponto de impacto e irradia para o exterior
em círculos cada vez maiores.

Consequências para a organização:

» Incapacidade dos colaboradores em dar resposta às exigências do posto de trabalho e consequente rutura de serviço / produto;
» Insuficiente utilização das capacidades intangíveis das equipas (conhecimentos, know how, rede de contactos) afetando os resultados comerciais  e operacionais da organização;
» Aumento significativo de custos de substituição dos recursos que sofreram o incidente crítico (recrutamento, seleção, acolhimento, etc.)

Uma abordagem de apoio estruturada permite ultrapassar e prevenir estes efeitos nos colaboradores e clientes, garantindo de forma continuada uma resposta adaptativa da organização.






 
 
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