POTENCIAMOS AS COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS
PROMOVEMOS A PRODUTIVIDADE, O DESEMPENHO E O BEM ESTAR
APOIAMOS AS ORGANIZAÇÕES A CRESCER, REFORÇANDO CADA UM DOS SEUS COLABORADORES
CONNOSCO AUMENTE A SUA RESILIÊNCIA
PSICOLOGIA CLINICA E PSICOTERAPIA
mask
 
Destaques


Mediação em contexto laboral


As organizações modernas são ecossistemas dinâmicos e complexos, constituídas por elementos cada vez mais diversificados em termos de origem, opiniões, valores, culturas e expectativas sobre o conceito e significado de trabalho.

O conflito é uma parte inerente da relação laboral, agravada quando se considera a permanente pressão a que as organizações, e os seus agentes, estão expostos no contínuo processo de garantir uma maior produtividade e conceber serviços e produtos de maior qualidade para os seus clientes.

Os custos organizacionais diretamente relacionados com conflitos intra-organizacionais são consideráveis e, para além da alocação de recursos na gestão de processos internos, devem considerar-se aumentos na taxa de absentismo, ausências prolongadas por baixa médica, aumento do turnover e ainda outros custos como a quebra de moral e clima organizacional e maiores índices de presentismo.

É neste contexto que a Mediação surge como mecanismo de resolução de conflitos nas organizações. É um processo confidencial, alternativo à componente jurídica ou de ação disciplinar, em que os envolvidos retêm todo o poder na resolução dos seus diferendos e o mediador apenas age como elemento facilitador do processo.

De um modo geral, todos os problemas organizacionais, de cariz não criminoso, podem beneficiar do processo de Mediação: desde a existência de comportamentos tóxicos e discriminação, a disputas sobre processos internos como promoções ou progressão de carreira e ainda conflitos entre equipas, grupos de trabalho ou departamentos.

O elemento diferenciador da Mediação, com enfoque na componente psicológica, é a construção de uma relação de confiança como elo fundamental no processo de resolução de conflito: as partes podem não revelar confiança entre si, mas devem confiar no papel imparcial do mediador e no seu empenho na facilitação da solução.

Assim, a solução de Mediação, apresentada pela outCOme, permite:

o   Eficaz gestão do nível de conflito no seu contexto organizacional;

o   A manutenção ou recuperação de uma atmosfera estável e produtiva;

o   Promoção de um contexto de trabalho cooperativo e saudável entre os colaboradores.


 




 
 
Seara